domingo, 18 de abril de 2010

+ JAmbroHousE




O encontro na Jambrohouse proporcionou uma tarde bacana com a presença de novos interessados na ULA. O texto criado por Bruno "Beba" Baptistelli corroborou a idéia de espaço vida também presente na ULA,ou seja, "horizontalizar" processos entre vida e arte ,de tal forma que tudo se converta numa grande vivência, onde não existam papéis pré-definidos como emissores/receptores ou artistas/educadores...

Após a realização de um bate papo agradável,o grupo foi apreciar a obra de Lucas Costa nas proximidades da Jambrohouse (Sesc Ipiranga - Setor:Internet Livre). Constatamos o valor artístico do cara, com uma série de peças em cerâmica coladas na parede,tal como um grande "tetris". Valeu a experiência lúdica dos quadradinhos com círculos em laranja e os semicírculos em marca d'água!!!

Se você nunca esteve na JambroHouse...não perca tempo,afinal ,têm macarronada mergulhada em azeite,tem colcha ou chita de leite longa vida e uma rapaziada deveras receptiva,é só tocar a campainha e entrar.

Ah,fique agora com o texto do Beba e não se esqueça de passar no site da Jambrohouse (linkna barra ao lado),para conferir umoutro breve relato sobre o encontro em questão.

Leia o texto do BeBa:
ESPAÇO VIDA

O que chamamos de Espaço Vida é uma proposição de um viver estético, um viver resignificando sua própria postura com os objetos e pessoas em período constante e que não se restringe aos profissionais das artes. Uma postura ativa e política com o mundo e sociedade, se atentando para o espaço “entre” ao invés dos fins e começos. Entender-se como produtor/construtor no tempo e espaço em que se circula/ocupa. Estar atento aos fenômenos diários objetivos e subjetivos.

A preocupação formal do objeto ou do resultado é deixada de lado, ou interessa àqueles que irão obter sustento financeiro, ou procurar serem inteligíveis a partir desses trabalhos e que são profissionais artistas.

O que pode se prever como produtos são antes, frutos de relações que partem do homem e a materialidade: registros de ações condensadas em um suporte variável ou simplesmente vida. (Troca de vida e energia).

Dessa forma o que interessa é o estar presente no local. Ter liberdade individual para criar sem esquecer-se como Ser coletivo.

Assim pretende-se que a relações humanas se transformem e que a arte se amplie para todos, sendo uma realidade cotidiana.

Viabilização

Para que o sujeito possa exercer seu “estar presente”, ou produção constante, é necessário que haja uma reforma social de distribuição e aumento de renda e diminuição da carga horária de trabalho. Pois dessa maneira o sujeito poderá ampliar suas relações espaciais e temporais, e aumentar potencialmente sua relação fenomenológica também nos espaços que já ocupa e freqüenta.

A questão financeira é um ponto crítico para o desenvolvimento desse pensamento porque é intrinsecamente ligada ao fator tempo. E esse atrelado ao fator espaço.

Dessa forma a falta de capital, irá acarretar na falta de tempo e espaço para se desenvolver como sujeito ativo ou construtor do Espaço Vida próprio e coletivo.

+ inf em:
www.bebaprafrente.com