Carta Aberta ULA!


Carta Aberta ULA - Update 1.3

1-A “ULA!” Universidade Livre das Artes reclama o direito de existir neste planeta, enquanto ação para a desaprendizagem contínua; 

2-Os saberes de cada lugar servem como zona de contaminação para a ULA! ,sobretudo em ambiente externo ,pois é lá que reside “o saber e o sabor” em “tempo real” .Portanto, a ULA! é também uma extensão da rua;

3-A ULA!,assim como a vida ...é itinerante e dispensa a utilização de um campus. Ela busca a circulação entre as mais variadas formas criativas de vida. A ULA! se utiliza da força criativa para suplantar a tão propalada falta de material de trabalho. O material de trabalho maior é aquele que habita o indivíduo,ou seja, a ULA! necessita tão somente da presença de um indivíduo em estado de criação; 

4-A ULA! não compactua com a utilização de mecanismos anti-pedagógicos que concorram para o estabelecimento de um processo vertical de convivência ,isto é, a adoção da coerção, controle, comparação e competição que funcionam por indicativos ordinários tais como: Notas, limite de faltas ,catracas,paredes ,mesas e cadeiras viradas para uma só direção.Na ULA ,a desaprendizagem tem valor por se tratar de uma abertura para novas possibilidades; 

5-A ULA! não se preocupa em formar o indivíduo, todavia,deformá-lo , posto que a formação se presta na maioria dos casos ,a adaptar o mesmo a uma fôrma ;

6-O tempo dedicado ao processo de deformação na ULA! respeitará o tempo da percepção sensível de cada um. A ULA! não se preocupa com os tais “4 anos”...afinal, a vida é pra ser inteira; 

7-Caso alguém necessite da presença de uma matriz curricular na ULA!, a mesma ocorrerá de forma individual ou coletiva (no caso de haver afinidade e conseqüente troca de experiência).A matriz curricular não dependerá das disciplinas já conhecidas,visto que outros fluxos poderão se integrar ao processo de desaprendizagem por grau de afinidade;

8-A ULA! se propõe a gerar um espaço para troca de energia, desconsiderando a especificidade dos papéis assumidos em sociedade...Professor-emissor x aluno-receptor 

9-A desaprendizagem na ULA! ocorre através do plano afetivo da experiência ,daquilo que não é pragmático ou tão somente serve à resolução de problemas .A ULA! gera novos problemas e por conseguinte, libera novas ações para um percurso que culmine em transformações; 

10-A ULA! compartilha do conhecimento via “CC” Creative Commons, bem como extensões em copyleft...tudo para que cada um possa dar “mais sabor e consistência à massa do bolo” ;

11-A ULA! existirá em todo campo da expressão afetiva presente entre o céu e a terra. A ULA! é poética,contraditória,phoda,brega e necessária... 

12-Numa ação da ULA ,você é quem escolhe com quem deseja compartilhar coisas ... portanto,jamais será refém de um "professor" pelo qual não nutre qualquer tipo de afinidade; 

13-Somos uma opção além do modelo de transmissão cognitivista em ambiente concentrado, uma vez que nos dedicamos ao compartilhamento constante e livre;

14-Cada encontro busca oferecer uma interface amigável ou intuitiva para participação,sem a necessidade da dependência de indicações em forma de "escada" (comandos de ordem) sobre o que se deve ou não fazer;

15-A ULA! busca se esquivar da imagem de um prego ...preso ao processo da dicotomia ensino/aprendizado, todavia, pretende sempre que possível... flutuar por um percurso em comum, onde uma série de coisas são compartilhadas de forma aberta e imprecisa;

16-Se a ULA não se prestar a ser uma Universidade Livre das Artes,ao menos ela se prestará a ser ULA!,um neologismo que sintetiza uma praia aberta sobre os olhos com areia fofa sobre os pés...